Detoxificação: entenda sua importância para o corpo.
Por Rosana Chiuchetta
17 de junho de 2020
A detoxificação é um processo que consiste em eliminar as toxinas, metais pesados, ingredientes tóxicos trazidos pela alimentação, consumo de água, produtos de higiene de limpeza, embalagens plásticas, processos de tinturas de cabelos, maquiagens e poluentes de meio ambiente., Em circunstâncias normais, nosso corpo deveria ser capaz de filtrar e eliminar todos os excesso, porém, a deficiência de nutrientes e a alta exposição podem sobrecarregar esse processo, fazendo com que as substâncias permaneçam no organismo. Ao longo prazo essas substâncias podem favorecer diversas doenças e problemas de saúde, como disfunções do sistema endócrino e reprodutivo, doenças autoimunes e distúrbios comportamentais. Por isso, o processo de detoxificação é tão importante.
Existem inúmeras dietas para auxiliar na detox, melhorando a função intestinal e hepática. Entre elas citamos:
- jejum METABOLICOS de 1 a 3 dias, como sucos ricos em fitonutrientes, caldo de ossos, especiarias e chás
- detox intestinal de 3 dias e evoluindo para plant based
- detox intestinal de 6 dias com evolução gradual
- plant based
Todas as opções incluem a prática de exercícios físicos, o consumo de chás e nutrientes como complexo B, Zinco, Magnésio, ferro, selênio hidratação, podendo ser através de suplementos ou complementos alimentares para potencializar o sistema.
A dieta detox tem sido muito atrelada aos processos de emagrecimento, contudo, sua principal importância não é essa. Seu corpo pode alertar quanto ao excesso de toxinas e à necessidade de uma detoxificação, por isso, fique atento a alguns sintomas, como:
- dor de cabeça;
- má digestão;
- insônia;
- fadiga;
- falta de concentração;
- retenção de líquidos;
- enjôo pela manhã;
- dificuldade de perda de peso.
Contudo, durante o processo de emagrecimento, também é interessante iniciar uma dieta detox. Isso porque, quando existe uma perda considerável de peso, há também, conseqüentemente, uma maior liberação de toxinas no organismo.
Nesse é um período de reparação, com retiradas de alimentos com alto poder alergênico, como laticínios, cereais refinados, glúten, corantes, aditivos, açúcares, adoçantes, produtos ultraprocessados e álcool e reposição no momento oportuno e conforme a necessidade, enzimas digestivas, prebióticos, probióticos, e os nutrientes já citados. É necessário optar por consumo de opções de frutas frescas, naturais e verduras, preferencialmente orgânicas.
Esse processo é muito importante para manter seu corpo saudável e livre de substâncias prejudiciais à saúde.